Resinorte

21 Maio 2012 - 01:00:00

 

5.000 colaboradores do grupo Águas de Portugal apoiam os atletas da Seleção Nacional de Natação Adaptada

 

Durante os últimos três anos, os cerca de cinco mil colaboradores do grupo Águas de Portugal têm vindo a apoiar os atletas da Seleção Nacional de Natação Adaptada na sua preparação com vista ao apuramento para os Jogos Paralímpicos Londres 2012 com o envio de cartões eletrónicos de Natal. No total, foram angariados mais de 92 mil euros numa iniciativa que se chamou “As nossas Estrelas” e que agora encerra com a entrega do donativo respeitante ao Natal de 2011.

Lisboa, 8 de maio de 2012 – Os atletas da Seleção Nacional de Natação Adaptada estão hoje na Sede do grupo Águas de Portugal, em Lisboa, juntamente com a Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, os Secretários de Estado da Solidariedade e da Segurança Social e do Desporto e da Juventude, o Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal.

A ocasião marca o encerramento do protocolo celebrado entre o grupo Águas de Portugal e a FPDD, no âmbito do qual, durante três anos, este Grupo apoiou a Federação na preparação com vista ao apuramento dos atletas para os Jogos Paralímpicos que se realizam em Londres, de 29 de agosto a 9 de setembro de 2012.

Desenvolvida no quadro da sua estratégia integrada de sustentabilidade empresarial, com o objetivo de destacar a importância do desporto adaptado para a promoção da inclusão social, esta iniciativa envolveu cerca de 5 mil colaboradores, de mais de 30 empresas gestoras de sistemas de abastecimento de água, de saneamento e de tratamento de resíduos a operar do Norte a Sul do País que enviaram postais de Natal eletrónicos para apoiar a Seleção Nacional de Natação Adaptada.

O apoio materializou-se na doação, por parte das empresas do Grupo, de 50 cêntimos por cada postal eletrónico de Natal enviado nos anos de 2009, 2010 e 2011, tendo permitido recolher mais de 92 mil euros no total.

As estrelas da nossa árvore são os atletas paralímpicos de Natação foi a mensagem difundida nos postais de Natal de 2011, numa alusão direta ao apoio aos nadadores que irão representar Portugal nos Jogos Paralímpicos Londres 2012.

O projeto “As nossas Estrelas” nasceu em 2009, com a criação de um cartão eletrónico que tinha por objetivos reduzir o consumo de papel e de tinta, bem como diminuir os custos associados às atividades de envio de cartões de Natal.

Considerando os objetivos de responsabilidade social do grupo Águas de Portugal, designadamente na componente da promoção da inclusão social, foi decidido responder positivamente à solicitação feita pela FPDD no sentido de apoiar os atletas da Seleção Nacional de Natação Adaptada na sua preparação com vista ao apuramento para os Jogos Paralímpicos Londres 2012.

Os critérios de escolha assentaram no facto de se tratar de um projeto de abrangência nacional, passível de ser partilhado por todas as empresas do Grupo, e capaz de promover a inclusão social através de uma prática desportiva intrinsecamente relacionada com a água, um dos elementos centrais da atividade do grupo AdP.

Destacam-se os resultados positivos deste projeto nas vertentes ambiental, com o envio de 112 mil cartões eletrónicos de boas festas a traduzirem uma poupança significativa de papel e diminuição das respetivas emissões; económica, porque ter permitido reduzir custos associados à produção de postais, envelopes e selos; e social, por ter mobilizado, durante três anos, cerca de 5.000 colaboradores das empresas do grupo Águas de Portugal para um objetivo comum que permitiu angariar mais de 92 mil euros.

Aprende a separar

Fale Connosco

Concurso de Natal

Arquivo de notícias

Links de interesse