Resinorte

20 Janeiro 2012 - 02:13:00
A central de valorização energética de biogás, localizada no aterro sanitário do Baixo Tâmega - Codessoso, estima uma produção anual de 5.740 GWh  

A RESINORTE tem em funcionamento, desde dezembro do ano passado, a central de valorização energética de biogás, localizada no aterro sanitário do Baixo Tâmega. Um investimento na ordem de 950.000 euros que prevê uma produção de 5.740 GWh anuais. Esta central é inovadora a nível nacional uma vez que em simultâneo produz energia térmica que é utilizada para o aquecimento das instalações.

Através desta unidade é possível promover o aproveitamento energético do biogás, produzido no aterro sanitário do Baixo Tâmega. Para o efeito, foi instalado um motogerador com potência nominal de 800 kW. O objetivo principal é a produção de energia elétrica a partir de biometano proveniente da decomposição dos resíduos urbanos.

O Biometano possui um elevado poder calorífico que é muito nocivo quando libertado diretamente para a atmosfera. Ao aproveitar este recurso natural para a produção combinada de energia elétrica e energia térmica – cogeração – a RESINORTE diminui este efeito nocivo. A energia produzida é exportada para o sistema elétrico de abastecimento público (SEP), e o calor gerado no arrefecimento do processo é utilizado como energia térmica para o aquecimento das instalações da RESINORTE, contribuindo assim para a sustentabilidade económica e financeira da empresa.   A unidade instalada consome cerca de 350 m3/h de biogás com um teor de metano na ordem dos 52%, sendo esta quantidade suficiente para alimentar 1.400 habitações.

Previsto para Março está o aumento do aproveitamento energético de Biogás a partir da execução de 15 furos na massa de resíduos da célula já selada. Este tipo de valorização energética foi implementada para inovar e melhorar o desempenho das estruturas existentes, dado que permite uma redução significativa da quantidade de CO2 e de CH4 que seriam emitidos para a atmosfera e ao mesmo tempo produzir energia elétrica e térmica a partir de uma fonte renovável.    

Biogs Codessoso

Aprende a separar

Fale Connosco

Concurso de Natal

Arquivo de notícias

Links de interesse