Resinorte

15 Novembro 2012 - 02:00:00

 

A Resinorte tem em curso um projeto piloto na área da compostagem doméstica que vai permitir uma redução de resíduos urbanos biodegradáveis encaminhados para o aterro.

Este projeto contempla a distribuição gratuita de compostores e o adequado esclarecimento do processo de compostagem através de ações de formação, que contam com o apoio das câmaras municipais e juntas de freguesia.

No âmbito deste programa serão entregues 718 compostores, a agregados familiares, constituídos, no mínimo, por 3 pessoas que residam nos concelhos de Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Mondim de Basto e que possuam habitações dotadas de jardim ou quintal.

A compostagem doméstica é um processo simples de “reciclagem” de matéria orgânica, através do qual são depositados no compostor restos de comida e resíduos das hortas e jardins, transformando os resíduos biodegradáveis em fertilizante natural rico em nutrientes a que se chama composto.

Este composto produzido, sendo um fertilizante natural de elevada qualidade vai melhorar as caraterísticas do solo pois permite diminuir as quantidades de fertilizantes sintéticos e de água utilizados. O composto pode ser aplicado em vasos, sementeiras, hortas e jardins.

A Resinorte ao incentivar a população a fazer a separação e valorização dos seus resíduos orgânicos pretende diminuir os resíduos urbanos encaminhados para o Aterro Sanitário e promover a utilização de um fertilizante natural benéfico para as plantas e para o ambiente.

 

Faça a sua inscrição na junta de freguesia, câmara municipal, ou através do site www.resinorte.pt.

Aprende a separar

Fale Connosco

Concurso de Natal

Arquivo de notícias

Links de interesse