Resinorte

17 Fevereiro 2012 - 04:03:00

A RESINORTE recolheu no ano de 2011, mais de 350 mil toneladas de Resíduos Urbanos (RU) num território com uma área total de 8.090 km2 e cerca de 1 milhão de habitantes. A empresa enviou para valorização cerca de 40 mil toneladas de material recolhido seletivamente. O restante foi encaminhado para Tratamento Mecânico e Biológico e para Aterro Sanitário.

Comparativamente a 2010 a RESINORTE recolheu menos 10.000 toneladas de RU. Na recolha seletiva o total de vidro, papel, cartão e embalagens ultrapassou as 32 mil toneladas. Apesar dos valores serem considerados positivos para a empresa, há ainda muito a fazer uma vez que ainda existem cidadãos que continuam a não reduzir a quantidade de lixo que produzem individualmente, e não seguem corretamente os conselhos da separação multimaterial. A união faz a força e só quando cada um de nós tiver plena consciência da urgência na mudança de comportamentos é que os valores serão melhorados.Os resíduos sólidos urbanos continuam a ser um problema que as sociedades têm que enfrentar e por isso devem ser vistos também como um recurso. 

RESINORTE tem em funcionamento, desde dezembro do ano passado, a Central de Valorização Energética de Biogás, localizada no Aterro Sanitário do Baixo Tâmega. Um investimento na ordem de 950.000 euros que prevê uma produção de 5.740 GWh anuais. Esta Central é inovadora a nível nacional uma vez que em simultâneo produz energia térmica que é utilizada para o aquecimento das instalações.

GACI

Aprende a separar

Fale Connosco

Concurso de Natal

Arquivo de notícias

Links de interesse