Resinorte

O tratamento mecânico e biológico é o método de tratamento que combina processos de tratamento mecânico com tratamento biológico. O tratamento mecânico é efetuado pelas crivagens automáticas e aberturas de sacos. Este tratamento remove elementos recicláveis de uma variedade de resíduos (como metais, plásticos, vidros e papel). O tratamento biológico consiste na decomposição de matéria orgânica, transformando-a em composto. O tratamento biológico tem início na entrada dos resíduos no biorreator e termina após a afinação secundária.

Tratamento Mecânico e Biológico (TMB)

O tratamento mecânico e biológico está dimensionado para tratar 600 ton/dia, correspondendo a um total anual de 180.000 toneladas. Os resíduos tratados são os rececionados de forma indiferenciada, e após o tratamento, dão origem a composto, havendo também recuperação de parte dos plásticos, vidro e metais que constituem os resíduos urbanos.

Descarga de RU

Os resíduos são descarregados para duas fossas, uma com capacidade de 365 m3 e outra com capacidade de 450 m3. Posteriormente, são encaminhados para uma tremonha através de uma garra.


Crivagem

Aqui dá-se início ao tratamento mecânico. Após a descarga na tremonha os resíduos são transportados por um tapete e entram num crivo com malha de 400 mm, os resíduos com dimensões maiores são encaminhados para um tapete onde é efetuada a triagem manual dos resíduos volumosos, por forma a retirar resíduos recicláveis, bem como retirar resíduos com potencial para combustível derivado de resíduos.


Destroçador

Os resíduos com dimensões inferiores a 400 mm entram num destroçador onde o material é transformado em partículas mais pequenas.



Transporte e 2ª Crivagem

Seguidamente os resíduos são transportados novamente num tapete e dão entrada num crivos de finos, os resíduos com dimensões superiores a 80 mm são encaminhados para um tapete onde é efetuada a separação mecânica, com vista a recuperar nomeadamente filme plástico, elementos ferrosos e embalagens de polímeros, o restante material é encaminhado e une-se com as frações de material com granulometria inferior a 80 mm, estes seguem por um tapete passando por um separador eletromagnético onde os metais são retidos e encaminhados para triagem ou reciclagem.

Compostagem

Os resíduos resultantes são encaminhados para outro tapete, este reversível que vai alimentar três tremonhas, alimentando estas os três biorreatores, onde os resíduos permanecem durante 3 dias. É aqui que vai acontecer a compostagem. Através de uma fermentação forçada onde o oxigénio e a humidade são controlados e a temperatura chega aos 70ºC.

Afinação Primária

No final da biorreação o composto e o refugo são separados em crivos com malha de 25 mm. Este processo chama-se afinação primária. O refugo é transportado para um aterro sanitário e o composto segue para a zona de maturação.


Maturação

O hall de maturação é uma zona coberta onde o composto é colocado até à sua estabilização. A pilha é formada com uma pá carregadora, distribuindo o composto uniformemente. Esta pilha é deslocada ao longo de todo o hall sendo revolvida, permitindo o arejamento do composto. Ao mudar de sítio, fica um espaço livre onde vai ser colocada uma nova pilha, e assim sucessivamente, até ao fim das 6 semanas, que é o tempo que demora o composto de cada pilha a ficar maturado. Além do revolvimento, o composto é ainda arejado através de grelhas colocadas no pavimento.

Afinação Secundária

Depois de maturado o composto vai ser novamente crivado (crivo com malha de 15 mm) seguindo depois para 2 mesas densimétricas onde existe separação de partículas mais pesadas das mais finas, quer através de movimentos vibratórios das mesas, quer através de jatos de ar. Esta separação é a afinação secundária.

Armazenamento e Ensacagem

Após este processo, o composto é encaminhado para o pavilhão de armazenagem, onde fica até ser comercializado, ou ensacado ou a granel.



Paletização

Após a ensacagem automática é feita a paletização automática do composto, bem como a colocação de filme no material paletizado.



Aprende a separar

Fale Connosco

Concurso de Natal

Arquivo de notícias

Links de interesse