NOTÍCIAS
17 DE JUNHO, 2024

VALORLIS INVESTE 12 M€

Investimentos cumprem o plano de investimentos de 2022-2024

 

A VALORLIS investiu, em 2022 e 2023, 12 milhões de euros cumprindo o plano previsto para 2022-2024 e ultrapassando os montantes investidos nos períodos regulatórios anteriores.

Com 27 anos de atividade no setor do tratamento de resíduos, a empresa mantém a sua aposta na inovação e melhoria contínua dos processos. O grande investimento realizado permitiu a finalização da obra associada à nova linha de tratamento de biorresíduos e que permite o aumento da capacidade da unidade.

 

Num compromisso com a inovação foram substituídos equipamentos obsoletos e colocadas ao serviço novas viaturas, de diferentes tipologias, que permitiram modernizar a frota da VALORLIS, otimizando o consumo de combustível e a redução de emissões CO2. Outra parte significativa do investimento foi afeta à substituição de meios operacionais e manutenção de infraestruturas que garantem uma melhoria nos serviços prestados à população e melhores condições de trabalho aos colaboradores da VALORLIS.

 

Para além dos investimentos mencionados, a VALORLIS está a trabalhar colaborativamente com entidades que se dedicam ao desenvolvimento de projetos de inovação, como o uso da Inteligência Artificial na gestão da recolha seletiva de ecopontos e separação de resíduos para reciclagem, parcerias que já estão em curso através das plataformas Re-Source 3.0. (https://resource-innovation.com/) e Vidro +.

 

Para Marta Guerreiro, Administradora-Delegada da VALORLIS “É com grande entusiasmo que estrategicamente continuamos a investir na inovação tecnológica do setor e a proporcionar mais e melhores meios para o tratamento e separação dos resíduos urbanos, investimentos que já estão a impactar positivamente o quotidiano das operações e a qualidade de serviço prestado às populações dos seis concelhos servidos pela VALORLIS.”

 

O Plano de Investimentos 2022-2024 da VALORLIS, com um montante de investimento global de 16 milhões de euros, terminou o ano de 2023 com um montante de 12 milhões de euros já aplicados e executados. Os restantes investimentos previstos encontram-se em fase de adjudicação.

 

Sobre a VALORLIS

A VALORLIS, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.

 

Para mais informações: Cidália Martins | cidalia.martins@VALORLIS.pt

06 DE JUNHO, 2024

Valorlis promove sustentabilidade com Projeto de Reciclagem de vidro na Marinha Grande

 

A Valorlis, em parceria com o Município da Marinha Grande e a AIVE (Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem), comemorou, ontem, o Dia Mundial do Ambiente com a apresentação pública do projeto “Marinha Grande + Vidro”, no Museu do Vidro.

 

Este projeto que representa um passo significativo na promoção da sustentabilidade e da economia circular na Marinha Grande e pretende avaliar a recolha seletiva de resíduos de embalagens de vidro produzidos por estabelecimentos HORECA, com a implementação de vidrões de basculamento assistido em áreas definidas em função da adesão dos estabelecimentos.

 

O projeto tem como objetivo facilitar o acesso ao ecoponto e assim aumentar as quantidades de embalagens de vidro recolhidas, melhorando os hábitos de recolha seletiva nos estabelecimentos HORECA aderentes.

 

A Valorlis, através deste projeto, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. O projeto será monitorizado pela Plataforma Vidro+, uma iniciativa colaborativa que visa criar um compromisso entre os diferentes agentes da cadeia de valor do vidro de embalagem no mercado nacional, contribuindo para alcançar as ambiciosas metas de reciclagem de vidro em Portugal.

 

Com este esforço conjunto, a Valorlis visa potenciar a circularidade deste material de embalagem, tendo como meta a recolha de 90% das embalagens de vidro colocadas no mercado até 2030, respondendo proativamente às metas de reciclagem da UE.

 

Sobre a Valorlis:

A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.

Para mais informações: Cidália Martins |cidalia.martins@valorlis.pt

17 DE MAIO, 2024

EGF E FUNDAÇÃO DO FUTEBOL VOLTAM A MARCAR GOLO

Novo projeto de sensibilização junta Nuno Gomes e colaboradores EGF

 

Parceiros na área da Sustentabilidade Ambiental, a EGF e a Fundação do Futebol – Liga Portugal, lançam um novo projeto de sensibilização, que tem como mote principal: “Sempre que reciclas, entras em jogo.”

 

Os dois episódios, desenvolvidos para as redes sociais, contam com a participação de Nuno Gomes e onze colaboradores do Grupo EGF, numa perfeita alegoria entre o onze de uma equipa de futebol e as onze empresas da EGF.

 

No dia Internacional da Reciclagem, 17 de maio, é lançado o primeiro episódio, gravado no estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa. Este episódio destaca a importância que cada um de nós tem ao marcar golo sempre que reciclamos corretamente as embalagens, com o antigo internacional português a mostrar que escolhe fazê-lo dentro e fora de campo, sempre.

O segundo episódio é lançado no dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, e é direcionado para sensibilizar a população sobre a atividade do Grupo EGF.  As gravações decorreram no Centro de Triagem da Valorsul, no Lumiar – Lisboa, onde o protagonista Nuno Gomes teve a oportunidade de conhecer a atividade dos colaboradores e acompanhar a viagem que os resíduos recicláveis fazem nas centrais de triagem.

 

Para Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF, “Nestes dois episódios, promovemos a sustentabilidade no futebol e destacamos a relevância da reciclagem, tanto dentro como fora de campo. Este projeto é uma excelente oportunidade para reconhecer o trabalho desenvolvido pelos nossos colaboradores, sensibilizar a população para a importância da nossa atividade e o compromisso com o ambiente e a sustentabilidade."

 

Nuno Gomes, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Futebol, destacou a importância de sensibilizar para as boas práticas ambientais: "O entusiasmo dos adeptos do Futebol pode ser canalizado para a promoção de boas práticas ambientais, como é o caso da reciclagem, em gestos simples, ao alcance de todos. A forma como este projeto da Fundação do Futebol – Liga Portugal e da EGF passa esta mensagem marca um golo na cultura da reciclagem.”

 

A Fundação do Futebol mantém uma estreita colaboração com a EGF, de forma a tornar o futebol numa prática cada vez mais sustentável e a passar uma mensagem transversal aos adeptos: O Futebol Profissional caminha de mãos dadas com a Sustentabilidade!

 

Assista aos episódios nas redes sociais da Valorlis e da Fundação do Futebol. 

6
MUNICÍPIOS
306
HABITANTES
MIL
9
INSTALAÇÕES
130
RESÍDUOS TRATADOS E VALORIZADOS
MIL TONELADAS
17,87
RESÍDUOS RECICLADOS
MIL TONELADAS
2,3
CORRETIVOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS
MIL TONELADAS
11
ENERGIA PRODUZIDA
GWH/ANO
RECYCLE BINGO O JOGO QUE DÁ PRÉMIOS A QUEM RECICLA
Ecopontos e Ecocentros Reciclar Sempre, Tudo e em Todo o Lado