As plataformas de armazenamento de materiais recicláveis são zonas específicas de deposição de materiais recolhidos nos Ecocentros, Ecopontos e Recolha Porta-a-Porta, nomeadamente:
Plataforma de Vidro
O vidro resultante da recolha seletiva é depositado numa plataforma própria de betão impermeabilizado. O vidro é o único material que segue diretamente das centrais de tratamento de resíduos para as indústrias recicladoras, pois não necessita de triagem.
Plataforma de Armazenamento de REEE’s
Os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos provenientes dos Ecocentros situados nos municípios que integram o Sistema, são armazenados em plataforma própria, situada em parque coberto com piso impermeabilizado em betão.
Posteriormente, os REEE’s são separados por 5 tipologias/fluxos, de acordo com o definido pela entidade gestora deste fluxo de resíduos e, posteriormente encaminhados para a Unidade de Tratamento e Valorização.
Plataforma de Armazenamento de Papel/Cartão
Esta plataforma situa-se também em parque coberto com piso impermeabilizado em betão, adjacente ao edifício da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico.
Após pesagem na báscula, as viaturas de recolha seletiva dirigem-se para esta Plataforma e aí procedem à descarga do material dos resíduos de papel/cartão provenientes dos Ecopontos, Ecocentros e recolha porta-a-porta e, através de um empilhador multifunções, é alimentada a prensa para produção de fardos. Estes, são aqui armazenados e posteriormente encaminhados para as indústrias recicladoras.